Os Fundos de Infraestrutura começaram a ser negociados na Bolsa de Tokyo a partir de junho de 2016, com a listagem do Takara Leben Infrastructure Fund Inc (9281).

Atualmente, são 6 fundos deste tipo negociados diariamente na Bolsa de Tokyo, sendo o Enex Infrastructure Investment Corp (9286) o mais recente a abrir capital.

Uma ramificação do setor de Real Estates Investment Trusts (REITs, Fundos Imobiliários), os Fundos de Infraestrutura têm como modelo de negócio o investimento em equipamentos de geração de energia solar e aluguel de parques de painéis solares para operadoras do setor de energia.

 

Portanto, os Fundos de Infraestrutura reunem os setores de Real Estates e de energia elétrica em um mesmo produto.

Semelhantes aos REITs, os Fundos de Infraestrutra também possuem elevado retorno em dividendos (dividend yield), conforme observado no quadro abaixo:

Código de negociação

Nome do Fundo

Dividend Yield (%)

9281

Takara Leben Infrastructure Fund Inc

6.33

9282

Ichigo Green Infrastructure Investment Corp 

5.90

9283

Renewable Japan Energy Infrastructure Fund Inc

6.99

9284

Canadian Solar Infrastructure Fund Inc

7.48

9285

Tokyo Infrastructure Energy Investment Corp

7.59

9286

Enex Infrastructure Investment Corp

8.90

                   Média: 7,20

[O dividend yield acima é o quociente do somatório dos dividendos projetados para os próximos 12 meses sobre o preço de fechamento da cotação no último dia 5 de março]

Por meio do fechamento de contratos de locação com operadoras do setor de energia, os Fundos de Infraestrutura buscam oferecer estabilidade na distribuição de dividendos oriundos do lucro gerado pelos aluguéis dos parques de equipamentos de energia solar.

Os Fundos de Infraestrutura também são uma excelente alternativa para quem deseja receber bons dividendos.

ATENÇÃO: O Dividend Yield não é o único, nem o principal indicador numa análise fundamentalista de Fundos de Infraestrutura; mas tem sua importância entre os indicadores que sinalizam as taxas de retorno dos ativos.

Aprenda mais sobre este modelo de investimento: Curso de J-REITs

Por Marcelo Sávio – Pedagogo por formação, analista financeiro por paixão (com extensão em Contabilidade Financeira) e investidor nos mercados japonês e brasileiro.